quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Direito à restituição do VRG



Você sabe o que é o leasing?

O leasing ou arrendamento mercantil é um contrato onde o banco compra um bem escolhido pelo cliente para alugar a ele por um determinado prazo.

Na operação de leasing, quando o cliente paga a prestação mensal, na verdade, está pagando (a) o aluguel e (b) o valor residual garantido (VRG).

O valor residual garantido, que corresponde a aproximadamente 40% do valor prestação, é diluído no valor das parcelas do financiamento e é usado na hipótese de o cliente optar por comprar o bem escolhido (carro, motos, caminhão etc) ao final do contrato.

Direito a restituição do VRG
 
Em sendo assim, se há a retomada do bem através de uma busca e apreensão ou se há a devolução amigável do carro o consumidor tem o DIREITO de reaver o VRG.

O prazo para postular a restituição do VRG é de 10 ANOS. É possível, inclusive, se compensar eventuais débitos em aberto em decorrência do financiamento do carro.


Problemas com Direito do Consumidor? Fale conosco! O nosso Escritório presta através de equipe multidisciplinar serviços que buscam reaver o valor residual garantido visando preservar o patrimônio de nossos clientes. 

2 comentários:

  1. Parece que não temos mais esse direito...meu processo esta no STJ, suspenso até segunda ordens!
    DETERMINADA SUSPENSÃO DO FEITO EM ATENDIMENTO À DECISÃO DO STJ NO RESP 1.099.212
    Uma pena, porque quando firmei o contrato tinha esta hipótese.
    Marcos Cavalheiro

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde

    Quitei um financiamento de Leasing com o Banco FIAT/ITAÚ, quando faltavam 4 parcelas para findar o mesmo. Tenho direito ao VRG, uma vez que vendemos o carro para outra pessoa?

    Grata e no aguardo.
    Claudia

    ResponderExcluir